O desejo de crescer economicamente
faz parte de todo ser humano, com isso, muitos se utilizam dos recursos
naturais que nosso planeta oferece de forma insustentável, causando
desequilíbrios ambientais e problemas socioeconômicos que vêm se tornando constantes
em nossa sociedade.
Muitas empresas que usam matéria-prima em seus produtos,
estão retirando da natureza quantidades demasiadas, para assim conseguirem mais
lucro e atingir um maior patrimônio. Com essas ações nosso planeta sofre, um exemplo disso é o desmatamento das matas ciliares, o que causa
diversas enchentes. Além disso, com a retirada das florestas, diversas espécies precisam mudar de habitat, o que leva muitas delas à morte, ou mesmo a
invadirem determinadas áreas populacionais.
As autoridades, que se dizem a
nosso favor, muitas vezes corrompem-se e tomam para si verbas que deveriam ser
investidas em prol dos cidadãos mais necessitados. Deixando assim, a educação,
a saúde, e diversas outras áreas públicas negligenciadas.
Muitos cidadãos que também
necessitam de dinheiro para sobrevivência, quando não o tem, movido pelo
desespero e a mercê de suas necessidades básicas, cometem delitos ou até mesmo
morrem.
A união da escola, família e
comunidade é fundamental para a mudança desse cenário em que vivemos, onde as
pessoas cometem atos absurdos no anseio por dinheiro. Com a união dessas, seria
possível sensibilizar aos jovens econômica, política e ambientalmente para que
eles vejam o mundo de forma crítica e possam exercer o papel que lhes foi dado,
isto é, o futuro da humanidade.
Simão Timóteo
