quarta-feira, 23 de março de 2011

DROGAS NA ADOLESCÊNCIA



Quando o adolescente chega à puberdade deixa de ser criança.
É aí que tudo começa! A mente dele passa a enxergar o mundo de outra forma. Agora, ele começa a discordar das atitudes dos pais, buscando um tratamento maduro perante eles.
Devido a isso, os pais percebem a mudança e também discordam das novas atitudes de seus filhos.
Os adolescentes vão em busca de soluções com os amigos que estão passando pela mesma situação, muitos desses amigos nem sempre são a melhor escolha.
Com o desejo de experimentar coisas novas, com o instinto de saber mais sobre a vida e más companhias, querendo se enturmar, é nesse momento que as drogas entram em cena.
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, um em cada quatro estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública brasileira já experimentou algum tipo de droga ilícita.
Apesar de estarem cientes do perigo que o consumo de drogas desencadeia em nosso corpo, os jovens acabam experimentando, e, muitas vezes, tornam-se viciados.
Os pais percebem que o filho é usuário e tentam controla-lo, mas, nem sempre conseguem.
Esse jovem passa a pedir dinheiro aos pais para sustentar o vício, quando eles se recusam, o adolescente viciado busca outro meio para conseguir o dinheiro. No Brasil, existem várias clínicas que tratam esse tipo de caso. É importante que os pais conversem com seus filhos sobre as drogas enquanto criança, não deixem que eles aprendam sozinhos. Esses e outros casos podem ser evitados com diálogo!



Simão Timóteo

terça-feira, 22 de março de 2011

TRABALHADOR EM PRIMEIRO LUGAR



A valorização do trabalho está ligada ao aproveitamento de uma empresa. Já está comprovado que o ser humano rende de forma mais satisfatória quando estimulado positivamente.
Pense em um homem que recebe baixos salários e é sobrecarregado no trabalho que lhe oferece um péssimo ambiente profissional. O estresse o levará a um desempenho desfavorável a ele e à empresa que o emprega.
O ser humano não é uma máquina, merece trabalhar para viver bem e não viver para trabalhar. No futuro não existirá lugar para os empreendimentos que não dão o devido valor aos seus empregados.
A educação tem papel fundamental nesse processo por capacitar às pessoas que farão o país do futuro. Países que perceberam isso, como a Coreia do Sul por exemplo, assistiram em poucas décadas a suas economias se desenvolverem substancialmente.
É importante entender que é preciso investir em educação e no trabalho para que o Brasil se torne o país do futuro "de verdade”.








Ginaldo Laranjeiras

BULLYING NA ESCOLA

Quando um estudante vai à escola, ele quer crescer como cidadão, garantir o seu futuro e ter uma profissão de destaque.
Mas, existem pedras no caminho, e uma delas é o bullying, são aquelas piadinhas sem graça que pensamos ser inofensivas, mas, não é bem por aí.
Bullying é sério! Ele desencadeia vários problemas à vítima, dentre eles, transtornos psicológicos.
Muitos estudantes, vítimas do bullying, chegaram até a interromper a educação, o que não é tão grave, tanto quanto os casos mais elevados que levam ao suicídio.
Entretanto, no mundo competitivo em que vivemos, onde as pessoas querem sobressair-se tratando mal ao outro. Quem é que ainda não sofreu bullying? “Quatro olhos, nerd!”
Muitos apostam que ignorar é o melhor remédio para não sofrer as piadinhas indesejáveis, no entanto, também é importante denunciar os que praticam a violência.
Àqueles que são vítimas, não desistam de aprender, não percam os benefícios que a educação oferece, ou mesmo tirem suas próprias vidas.

Para aqueles que cometem, pensem em como isso afeta ao próximo. Ao invés de mostrar os defeitos e rir dos erros dos outros, procurarem aproveitar juntos os recursos educacionais levando em conta a amizade e a parceria.
Não é difícil escolher trilhar o caminho cidadão e solidário, difícil é viver uma vida de prisões e limitada!





Simão Timóteo

quarta-feira, 16 de março de 2011

BICHINHO VIRTUAL

Faça o teste. Uma semana sem computador, smartphone, tablet. Impossível não é? O ser humano se tornou dependente da tecnologia. Mas a tecnologia não foi criada para facilitar as nossas vidas? Claro que sim. Só que agora a tecnologia se tornou parte delas.
Você acorda, vê as horas em seu aparelho celular, levanta, abre seu notebook e logo checa seus e-mails, responde-os e logo vê que ganhou mais alguns seguidores no Twitter, aí você muda sua foto de perfil no Facebook. Falando assim, parece que a gente vive conectado?
As pessoas passaram a viver outra vida diferente do convívio com seus familiares, amigos, vizinhos, etc. Vale a pena abrir mão de um almoço em família para comer sozinho, trancado no quarto com o focinho na tela? Você acha que as pessoas dão a mesma atenção de uma conversa em uma roda de amigos em uma sala de bate-papo online? Você nem sabe ao certo com quem está teclando.
“Como está sua fazenda no Orkut?”
O que aconteceu com os bichos e as plantas de verdade? Foram escaneados e transformados em códigos binários, que não passam de sequências monótonas de zeros e uns?
A verdade é que a tecnologia, principalmente a internet, facilitou as nossas vidas e abriram a janela para um mundo infinito de possibilidades e conhecimentos. Use o que a tecnologia tem de melhor. Não se torne escravo dela. Use-a para conhecer novas pessoas e culturas, ajudar no seu trabalho, estudo. Não queira viver como aqueles ultrapassados bichinhos virtuais. Pense nisso!




Ginaldo Laranjeiras
ginaldolaranjeiras@gmail.com