quinta-feira, 28 de março de 2013

ABUSO: O DINHEIRO ACIMA DE TUDO!

O desejo de crescer economicamente faz parte de todo ser humano, com isso, muitos se utilizam dos recursos naturais que nosso planeta oferece de forma insustentável, causando desequilíbrios ambientais e problemas socioeconômicos que vêm se tornando constantes em nossa sociedade.
Muitas empresas que usam matéria-prima em seus produtos, estão retirando da natureza quantidades demasiadas, para assim conseguirem mais lucro e atingir um maior patrimônio. Com essas ações nosso planeta sofre, um exemplo disso é o desmatamento das matas ciliares, o que causa diversas enchentes. Além disso, com a retirada das florestas, diversas espécies precisam mudar de habitat, o que leva muitas delas à morte, ou mesmo a invadirem determinadas áreas populacionais. 
As autoridades, que se dizem a nosso favor, muitas vezes corrompem-se e tomam para si verbas que deveriam ser investidas em prol dos cidadãos mais necessitados. Deixando assim, a educação, a saúde, e diversas outras áreas públicas negligenciadas. 
Muitos cidadãos que também necessitam de dinheiro para sobrevivência, quando não o tem, movido pelo desespero e a mercê de suas necessidades básicas, cometem delitos ou até mesmo morrem.
A união da escola, família e comunidade é fundamental para a mudança desse cenário em que vivemos, onde as pessoas cometem atos absurdos no anseio por dinheiro. Com a união dessas, seria possível sensibilizar aos jovens econômica, política e ambientalmente para que eles vejam o mundo de forma crítica e possam exercer o papel que lhes foi dado, isto é, o futuro da humanidade.


Simão Timóteo

Um comentário: