Entrevistado: BELIVALDO CHAGAS - Secretário Estadual de Educação de Sergipe.
Tema: Educação Sergipana
Tema: Educação Sergipana
Não obstante o desempenho ainda não elevado da Educação, o Brasil tem apresentado melhorias significativas no que se refere a financiamento e valorização do pessoal docente. Todavia, a questão da qualidade do ensino, esta muito aquém do esperado visto que, entre os países emergentes, o Brasil ocupa posições abaixo da Índia, China e Coréia do Sul. Por outro lado, Governo e Sociedade estão empenhados em melhorar nossos índices de qualidade. Para isso, foi instituído o IDEB em 2007, e agora esta sendo discutido o Plano Nacional da Educação 2011-2020, o qual estabelece metas a serem atingidas nessa próxima década.
Resposta - Sabemos que as escolas públicas têm problemas, e nós estamos trabalhando para resolvê-los. Por isso, não cabe a nós da SEED estabelecer “notas”. Quem deve fazer isso são os pais, os alunos, a sociedade ...
Resposta - É claro que sim. Observem o projeto de lei em discussão no Congresso, que estabelece o Plano Nacional de Educação 2011-2020. Aqui em Sergipe introduzimos diversas ações novas. É só observar a evolução na matrícula da Educação Profissional na rede estadual, que saiu de pouco mais de 200 alunos para mais de 3 mil alunos. E vamos crescer mais.
Resposta – Ainda estão altos. Este é outro problema grave da Educação brasileira, principalmente na EJA e no ensino noturno. Existem inúmeros programas criados recentemente destinados a conter a evasão. Destacamos: o Ensino Médio Inovador (relacionado à carga horária e o currículo), o Mais Educação (também relacionado à carga horária e ao currículo) e a merenda escolar para o Ensino Médio. Lembre-se que antes a merenda era só para o Fundamental, mas hoje contempla também o Médio. Também ampliamos o número de ônibus para o transporte escolar para facilitar o acesso. No atual governo já disponibilizamos 150 ônibus para o transporte dos alunos.
estados?
Resposta - Existem aspectos positivos e aspectos negativos em todos os estados. Sergipe não é exceção. Por outro lado só tem sentido comparar os estados que possuem realidades similares. Não tem nexo comparar Sergipe com São Paulo. Enquanto nós termos pouco mais de 300 escolas, São Paulo tem mais de 5 mil escolas. São realidades administrativas e gerenciais completamente diferentes, não obstante as semelhanças no aspecto pedagógico. Até mesmo em relação aos estados do Nordeste, as realidades gerenciais e administrativas de Sergipe e Bahia, por exemplo, são distintas. Portanto, esse tipo de comparação é inócua.
Resposta - O Programa Nacional do Livro Didático é um das maiores e mais importantes políticas voltadas para a Educação, tanto pelo volume de recursos envolvidos, quanto pelo número a pessoas beneficiadas. É um programa extraordinário, quase sem paralelo no mundo. Porém, os livros são editados para todo território nacional, o que representa um ganho em escala. As adaptações e especificidades devem ser feitas nos currículos escolares e nos programas de ensino. Nada impede que as escolas e as redes elaborem material didático, e isso esta sendo feito, inclusive com o uso de novas mídias. Os professores e alunos são muito criativos e capazes de produzir materiais muito interessantes.
Entrevistador:
William Timóteo
Nenhum comentário:
Postar um comentário