quinta-feira, 11 de julho de 2013

A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA!



A saúde pública brasileira tem se mostrado de baixa qualidade – poucos hospitais públicos e falta de médicos e medicamentos são alguns dos problemas mais frequentes deste setor.
Atualmente, não é difícil nos depararmos com diversas filas em prontos socorros ou pessoas que dormem em recepções de postos de saúde e/ou hospitais na esperança de no dia seguinte receber o atendimento.
Mesmo com toda a ineficiência, contamos com o Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição Federal de 1988 para nos garantir o direito à saúde. As opiniões acerca deste são diversas, pois uns contam com a “sorte” para receber atendimento e fazer exames com datas de realização aceitáveis, já outros passam meses, ou mesmo anos para conseguirem.
Apesar das críticas ao sistema, segundo o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, em entrevista cedida ao site Tribuna do Norte, nós temos um sistema de saúde que não existe igual na América do Sul, e o nosso modelo é semelhante ao norte-americano. Ainda segundo ele, os problemas do SUS não são, somente, por falta de investimentos, mas também pela impunidade das pessoas que obstruem o sistema.
A má gestão dos recursos materiais desses
estabelecimentos de saúde também é uma forte causadora de problemas. Pois, esta é fundamental para a compra, recebimento, distribuição e controle de estoques de medicamentos, materiais médicos, alimentos, dentre outros que são necessários tanto à estrutura quanto aos pacientes.
Além disso, há pessoas que dizem que o “grande” problema do SUS é a escassez de médicos. Mas na verdade, a falta desses profissionais se dá em função dos baixos salários, precariedade de hospitais e postos, e falta de incentivo. Pois, qual profissional vai deixar o conforto e a boa remuneração de uma capital para enfrentar esses e outros problemas numa pequena cidade? Medicina não é um dos cursos mais concorridos à toa!
Contudo, a população insiste em repousar a culpa somente em políticos e em si mesma por votar em pessoas, que já eram ou tornaram-se corruptas ao decorrer do mandato, quando na verdade todos têm seu “punhado de neve nesta grande bola”. É necessário que a população lute por melhorias, que exija seus direitos, que mobilizem a si e a outras pessoas a terem consciência política e a participarem da construção de uma sociedade melhor, justa.


Simão Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário